sábado, 1 de novembro de 2014

VIAGEM TÉCNICA CAMPINAS - CATEDRAL METROPOLITANA - HAYARA

Localizada no coração de Campinas, a Catedral Metropolitana da cidade é um ponto turístico notório da região. Prestando homenagem à Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, o monumento impressiona pela bela arquitetura gótica.

A catedral começou a ser construída em 1807, sendo finalizada em 1883. É considerada a maior construção em taipa de pilão do mundo, seu, interior em estilo barroco baiano, conta com um requintado trabalho de talha em madeira, realizado manualmente pelo artista baiano Vitoriano dos Anjos. O altar-mor, dedicado à Nossa Senhora da Conceição, demorou nove anos para ser esculpido. 

A Matriz Nova foi edificada no decorrer de mais de 70 anos por diversas equipes de arquitetos, engenheiros, mestres, artífices e escravos, entre eles, o engenheiro-arquiteto Ramos de Azevedo, que concluiu os trabalhos de fachada.

A Catedral Metropolitana de Campinas foi então inaugurada em 1883, na Praça José Bonifácio - popularmente conhecida como Largo da Catedral, no centro de Campinas e dedicada a Nossa Senhora da Conceição.

Atualmente, o prédio abriga também o Museu de Arte Sacra, um acervo composto por 576 peças entre pinturas, esculturas, vestes e móveis dos séculos 18 a 20, além de uma biblioteca com obras raras.
 

Por volta de 2011, a Catedral foi restaurada. Pier Giorgio Saruis, o arquiteto italiano responsável, é uma das maiores autoridades mundiais em Edificações Antigas, formado pelas Academias de Florença e Veneza. Hoje o monumento representa não apenas um patrimônio religioso, mas um patrimônio histórico-cultural de valor inestimável para cidade e para aqueles que procuram um repouso para a mente e para alma.

A Catedral Metropolitana de Campinas é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (CONDEPACC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário